O Sindicato dos Professores Municipais do Paulista moveu e venceu uma ação contra a Prefeitura do Paulista pela aplicação de uma política de inclusão para os alunos que necessitam de apoio de profissionais de atendimento especializado (AEE). A prefeitura foi sentenciada a, no prazo de 45 dias, convocar os 42 profissionais do AEE que foram selecionados em 2022, contratar aproximadamente 400 apoios para os alunos, além de realizar a adequação inclusiva nos ambientes escolares.
De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Educação do Município, a rede recebeu 1.124 matrículas de estudantes com necessidades na aprendizagem, porém a Rede de Ensino dispõe, em seu quadro profissional atual, de apenas 22 profissionais do AEE. Considerando que cada profissional do AEE atende, em média, 13 estudantes, o SINPROP contabilizou que seriam necessários aproximadamente 80 profissionais em toda a Rede de Ensino, para suprir a necessidade do município.
O déficit de profissionais é uma situação que prejudica centenas de estudantes e familiares.
Desde 2017, lutamos pela inclusão na educação municipal, passamos anos reivindicando a contratação de professores especializados, material didático adequado e um ambiente inclusivo. E hoje, após inúmeras denúncias e cobranças do SINPROP, a prefeitura do Paulista conseguiu essa vitória histórica. Ao negligenciar a educação especial, a prefeitura impediu centenas de estudantes de receber uma educação adequada, estamos de olho no prazo, daqui a 45 dias veremos se as mudanças impetradas pela justiça realmente vão acontecer”, relatou Gilberto Sabino, Presidente do SINPROP.