Relatório aponta que 75% das escolas municipais do Paulista não são acessíveis para os alunos PCDO

O SINPROP divulgou os dados das análises do projeto Guardiões da Educação 2023, revelando um diagnóstico anual de todas as instituições municipais de ensino do município. O relatório apontou sérios problemas no sistema educacional, incluindo precariedades estruturais, sociais e na segurança. De acordo com os dados revelados, 75% das escolas municipais do Paulista não são acessíveis para os alunos PCD (Pessoas com Deficiência).

Entre as principais falhas encontradas, destacam-se:

Nenhuma das 60 escolas em funcionamento de toda rede possui alvará de funcionamento.
44 escolas têm quadro insuficiente de monitores para Educação Infantil e Atendimento Educacional Especializado (AEE).
40 escolas não possuem banheiros plenamente adaptados para cadeirantes. 14 escolas foram alvos de vandalismo/furtos.
45 escolas não possuem profissional treinado para prestar primeiros socorros.
11 escolas possuem cozinhas com condições inadequadas/insalubres.
46 escolas não possuem pias para lavar as mãos no ambiente de alimentação.

Em resposta a esses alarmantes resultados, o presidente do SINPROP, Gilberto Sabino, fez uma declaração enfática: “A situação revelada por este relatório é profundamente preocupante e inaceitável. A educação é um direito fundamental de todos os cidadãos, e é dever do poder público garantir que as escolas ofereçam um ambiente seguro e acessível para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência. Estamos diante de uma realidade que demanda ações imediatas e efetivas por parte das autoridades competentes. Não podemos permitir que nossas crianças e jovens sejam privados do acesso a uma educação de qualidade devido à negligência e falta de investimento nas escolas municipais”.

O sindicato destaca que essas informações são anualmente compiladas e enviadas ao Ministério Público de Pernambuco, e à Secretaria de Educação do Município. O objetivo é garantir a responsabilização e ações corretivas por parte das autoridades competentes.

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