Guardiões da Educação

Em 2017, sob idealização de Gilberto Sabino, o SINPROP deu início ao Projeto Guardiões da Educação. Naquele ano, bem como até 2020, o Projeto tinha um formato específico de identificar fatos denunciados para prosseguir com ações colaborativas de acompanhamento e solução para os fatos denunciados. Neste formato, o SINPROP realizava visitas nas unidades de ensino sem uma periodicidade regular pré-estabelecida.

Ao longo de 2019, o SINPROP investiu na aquisição de aparelhos, reconhecidos na ABNT e aprovados pelo INMETRO, bem como treinamento de pessoal, para realizar coleta de dados quanto ao nível de ruídos, temperaturas, nível de luminosidade e dimensões físicas dos ambientes escolares;

Com o “novo normal” imposto pela pandemia da COVID-19, em 2021, efetivamente, o formato dos Guardiões da Educação foi ampliado. Com equipe capacitada, dispondo de  instrumentos específicos, o SINPROP iniciou um ciclo de visitas em todas as unidades de ensino da Rede. Foi construído um Cronograma das visitas,que mensalmente foi compartilhado com a Secretaria Municipal de Educação. Durante cada visita, era realizada a coleta de dados em aspectos físicos, humanos, pedagógicos e sociais das unidades de ensino, via questionário e utilização de aparelhos específicos.

Deste modo, foi construído um portfólio fidedigno visual, técnico e pedagógico das unidades de ensino visitadas. Foi possível constatar que muitas das unidades, em 2021, não estavam com sua equipe profissional completa; Que não há uma periodicidade de higienização, sanitização e medidas anti-pragas na Rede; Verificar que mais de 90% dos locais visitados não possuem Alvará de funcionamento emitido pelos Bombeiros; Inúmeras escolas não possuem salas amplas e com ventilação cruzada, havendo até escolas com salas de aula sem janelas; Muitas unidades enfrentam dificuldades com o abastecimento de água, impossibilitando a lavagem/higienização das mãos com água corrente e sabão; Mais de 50% das unidades de ensino não estão munidas de itens para o enfrentamento a COVID-19; Nenhuma unidade de ensino conta com o/a profissional de segurança e/ou vigilância, gerando uma vasta sensação de insegurança entre os trabalhadores e, infelizmente, tornando mais acessível ações de vandalismo nas mesma.

Ao término de cada visita, o SINPROP compartilhou, via Ofício, com a Secretaria Municipal de Educação a realidade observada, bem como a proposição de sugestões para solucionar eventuais problemas identificados.

Diante da relevância deste Projeto para todos os envolvidos na Rede de ensino do Paulista-PE, os Guardiões da Educação, plenamente dispostos a colaborar com a construção de uma educação pública de qualidade, assumiu o compromisso de manter o ciclo de visitação anual.